Sesapi e CRM atuarão em conjunto na capacitação de profissionais da saúde no sentido de prevenir contra o coronavírus

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto se reuniu na sexta-feira (28) com o Infectologista e Diretor do Hospital Natan Portella, Dr. José Noronha, e a presidente do Conselho Regional de Medicina do PIauí, Drª Mírian Palha Dias Parentem, para discutir estratégias de como levar mais preparo adequado para todos os profissionais de medicina, tanto do setor público como privado.

Florentino Neto destacou que o Estado está preparado para lidar com o coronavírus e que a colaboração do CRM-PI junto à Sesapi é importante para uma preparação mais efetiva dos profissionais de saúde. “Nós já temos o nosso plano de contingência que vem sendo executado, estamos com a nossa rede de hospitais preparada e também estamos trabalhando no processo de orientação dos nossos profissionais, com a ajuda do CRM temos a possibilidade de expandir isso para o setor privado o que é de suma importância para a população do estado do Piauí”, destacou.

A Presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias, apontou que o Conselho está à disposição da Secretaria de Saúde no sentido de convocar a classe médica para atentarem para a questão dos cuidados para a prevenção do Coronavírus. “Através do CRM, iremos mobilizar o maior número de médicos seja na capacitação de entendimento da doença como nas formas mais adequadas de conduzir os pacientes de casos suspeitos dentro da rede hospitalar”, apontou a Drª Mírian.
Nesta semana será realizada uma reunião por videoconferência com profissionais de todos os municípios do Piauí, gerentes de atenção básica, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais públicos e privados para transmissão de informações sobre as condutas e os protocolos técnicos que devem ser adotados ao se deparar com casos suspeitos do novo coronavírus.
A partir desta segunda-feira (02) a Sesapi, por meio do Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), fará a divulgação diária de boletins epidemiológicos a respeito do coronavírus no Estado.

Fonte: Sesapi/CRM-PI

reuniaonasesapi.27