Florentino Neto esclarece ao CRM-PI sobre atrasos de pagamentos, denúncias sobre mutirões cirúrgicos e novos problemas em maternidade de Campo Maior

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, esteve na manhã desta quarta-feira (27), no Conselho Regional de Medicina – CRM-PI para esclarecimentos solicitados pela presidência a respeito de alguns problemas que vêm ocorrendo no Estado. O secretário foi recebido pela presidente Drª Mírian Palha Dias Parente e pelo corregedor Dr. Dagoberto Barros da Silveira. O primeiro assunto tratado na reunião foi sobre novas denúncias na Maternidade Sigefredo Pacheco, no município de Campo Maior, que passou por várias fiscalizações e notificações nos últimos dois anos e que culminou com a Interdição Ética imposta pelo CRM-PI.

A Maternidade Sigefredo Pacheco, que é filantrópica, mas recebe recursos do Estado e também do município de Campo Maior, após cumprir as exigências do CRM-PI foi desinterditada em 31 de julho deste ano, porém as denúncias recebidas é que a escala de plantão está deficiente. O Secretário respondeu que embora os problemas daquela unidade não sejam de responsabilidade do Estado, afirmou que será enviado ao município até o próximo dia 30 de novembro um auxílio de cerca de R$ 540 mil e que irá cobrar dos gestores da instituição solução para o problema da falta de profissionais médicos.

Ainda sobre os atrasos de pagamentos dos prestadores de serviços da Saúde nos municípios, o secretário afirmou que até sexta-feira (29) será pago o mês setembro; até o dia 10 de dezembro deverá ser pago o mês de outubro e se comprometeu que até o dia 27 de dezembro serão pagos os salários do mês de novembro.

MUTIRÕES – A Drª Mírian Parente cobrou do Dr. Florentino um engajamento para que os mutirões de cirurgias que ocorrem em vários municípios sejam comunicados previamente ao CRM-PI e seguindo todas as normas médicas e éticas, pois o Conselho vem recebendo constantes denúncias tanto dos procedimentos, quanto dos resultados de cirurgias, nas quais, em alguns casos, pacientes com complicação passam a precisar de novos acompanhamentos na rede pública. “Já solicitamos outras vezes e pedimos que o Estado e também os municípios nos informem quando e onde acontecerão os mutirões para que o CRM faça a devida vistoria, pois não queremos que os mesmos sejam feitos de qualquer maneira, desordenada e visando lucros”.

Sobre os mutirões, Florentino Neto afirmou que existe uma comissão instalada dentro da Sesapi que recebe os pedidos vindos dos municípios, que são os responsáveis, por meio dos secretários municipais de saúde, a aprovarem a realização desses mutirões, em várias áreas, como catarata, apêndice, entre outros. Ele se comprometeu de incluir um membro do CRM-PI na comissão que aprova os mutirões, para em seguida receberem o recurso.

ASCOM CRM-PI – Márcia Cristina S. Rocha
visitafloriano neto4 27.11