Reunião entre CRM-PI e gestão dos mutirões de cirurgias se reúnem para tratar de normatização e segurança do paciente

Em reunião nesta manhã (31/01), no Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, o superintende de Organização do Sistema de Saúde das Unidades de Referências da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí – Sesapi, Dr. Alderico Gomes Tavares e o assessor da Sesapi, Ivo Lima Viana. Participaram pelo CRM-PI a presidente Drª Mírian Palha Dias Parente e o corregedor Dr. Dagoberto da Silveira, que têm vistoriado mutirões, especialmente os últimos ocorridos no Sul do Piauí.
O CRM-PI publicou sua própria resolução de nº 98/2019, com o intuito de regulamentar os chamados mutirões de cirurgias ou procedimentos invasivos no Estado do Piauí.

Desde então, o órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, que coordena as empresas contratadas para realizar os mutirões terá normas mais claras a seguir sob pena de o Conselho, se preciso, impedir a realização dos mutirões e ainda responsabilizar os envolvidos. Mas o objetivo central da reunião foi que o Dr. Alderico Tavares apresentou a mais nova portaria do Ministério da Saúde (nº 3.932) que define para este ano a estratégia de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do CRM-PI também cobrou dos gestores uma programação dos próximos mutirões e que o CRM seja devidamente informado com antecedência sobre a realização dos mesmos e que sejam seguidas todas as normas de segurança que preconizam os atendimentos cirúrgicos, bem como a resolução do CRM-PI, uma vez que nas últimas vistorias foram detectadas distorções e até irregularidades em atendimentos, entre eles prontuários indevidos dos pacientes atendidos, entre outros. O CRM-PI também cobrou e continuará a cobrar nos mutirões se será fornecido o amplo atendimento pós procedimentos dos pacientes.

sesapimutirao