NOTA AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE PIAUIENSE
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí, considerando o leviano teor da matéria intitulada “Maioria dos médicos inscritos no CRM-PI a partir de 2021 estão irregulares”, publicada pelo Portal GP1 às 20h41 do dia 31.07.2023, vem a público externar seu repúdio e indignação com o conteúdo publicado de maneira irresponsável e sem comprometimento mínimo com a verdade.
Caso os autores da matéria tivessem buscado apurar as informações juntamente a este Conselho, antes de tecerem falsas alegações sobre a seriedade com a qual esta autarquia desempenha suas atribuições, teriam sido devidamente informados que as inscrições médicas são realizadas seguindo todos os trâmites estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Este, por sua vez, sendo a entidade máxima na seara da ética médica, realiza fiscalizações regulares e periódicas nos Regionais, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente as atividades dos Conselhos e assim entregar à sociedade profissionais médicos legalmente habilitados para o exercício da profissão.
No caso da fiscalização realizada neste Regional, os mínimos ajustes a serem feitos, os quais já o foram na sua maioria, são referentes a dados que necessitam de preenchimento no novo sistema implantando pelo CFM, que não trazem prejuízo algum aos médicos e à assistência prestada por estes. Soma-se a isso a grande quantidade de médicos egressos das faculdade de medicina do Estado e de outras unidades federativas que buscam se inscrever no CRM-PI.
Ademais, sendo a casa da ética médica, que preza e busca o exercício da medicina pautado na ética e respeito à sociedade, o CRM-PI espera dos profissionais do jornalismo, enquanto agentes construtores do imaginário coletivo, que ajam com bom-senso, ética e respeito, sobretudo no tocante à seriedade e decência das fontes que buscam para subsidiar suas informações.
Por fim, ao tempo em que informa que adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis e, na certeza da legalidade com a qual suas atribuições são realizadas, este CRM-PI reforça aos médicos e à sociedade piauiense seu fiel compromisso de zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão, nos termos da Lei nº 3.268/57, do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 2.217/2018) e demais normas.
Teresina-PI, 1º de agosto de 2023.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PIAUÍ