RECOMENDAÇÃO AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE PIAUIENSE

Diante da declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao Coronavírus (COVID-19), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem a público manifestar preocupação com o bem-estar individual e coletivo da sociedade piauiense e, para tanto, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e das sociedades de especialidades.

Dentre as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, as quais incluem as medidas tomadas para diagnóstico do COVID-19, foi estabelecida a Atenção Primária como porta de entrada para casos suspeitos.

Assim, o CRM-PI recomenda a adoção das seguintes medidas:

1 – Suspensão ou determinação de horários ou locais exclusivos para atendimentos eletivos de pessoas em Postos de Saúde, a fim de evitar contato entre indivíduos sadios com pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus;

2 – Profissionais de saúde devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) (máscara, avental e luvas descartáveis e protetor facial ou óculos) para evitar o contágio por gotículas durante atendimentos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Covid-19;

3 – É direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais.

Por fim, o CRM-PI reitera sua confiança no sentido de que essa emergência sanitária será superada, ao tempo em que se coloca à disposição para colaborar com as entidades governamentais.

recomend.corona