O Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, participou na manhã desta sexta-feira (10.11), na sede do Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região, que fica no bairro Cristo Rei, em Teresina, do VII Seminário Piauiense Trabalho Seguro – Transtornos mentais relacionados ao trabalho. O presidente em exercício do CRM-PI, Dagoberto Barros da Silveira, se fez presente no evento, que deve ser encerrado no início da tarde desta sexta-feira. O evento, que acontece no auditório da Escola Judicial do Tribunal, tem por objetivo do Comitê Gestor do Programa Trabalho Seguro estabelecer programas de prevenção e identificar o nexo causal entre os transtornos mentais e o trabalho.

O Comitê considera que cada vez mais as doenças relacionadas a transtornos mentais estão presentes na vida dos trabalhadores brasileiros. A exposição ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades estressantes, eventos traumáticos, discriminação, perseguição da chefia e metas abusivas no ambiente de trabalho figuram entre as principais causas da patologia. Com isso, tem havido cada vez mais benefícios por afastamentos no INSS com aparente dificuldade de diagnóstico, gerando insegurança para se estabelecer o nexo causal com a atividade laboral e o julgamento jurídico.

O evento é destinado a estudantes, sindicatos dos bancários, dos profissionais de saúde, da construção civil, dos técnicos em segurança do trabalho, conselhos regionais na área de saúde, entre eles o CRM-PI, empresários, procuradores do trabalho, auditores fiscais do trabalho, advogados, sociedade civil em geral e instituições envolvidas com o tema, além dos magistrados do trabalho e servidores do TRT – 22ª Região.

Na programação, painel com o tema: Transtornos mentais relacionados ao trabalho, presidindo a mesa o juiz do Trabalho e coordenador Pedagógico da Escola Judicial do TRT 22ª Região, Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, tendo como debatedores a procuradora Regional do Trabalho Pollyanna Sousa Costa Torres, a médica e auditora fiscal do Trabalho, Luciana Leal, e o médico psiquiatra e presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI, Samuel Robson Moreira Rêgo.

Fonte: TRT 22ª Região e ASCOM CRM-PI

semtrt10.11.17