O Conselho Federal de Medicina (CFM) homenageou na noite desta terça-feira cinco notáveis nomes da medicina brasileira, por relevantes contribuições ao País ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. Foi a entrega de Comendas de 2016, ocorrida no auditório do CFM. A entrega de comendas foi criada em 2011 pelo CFM e tem como objetivo destacar e homenagear o desempenho ético e o compromisso social para com a Medicina por profissionais ou instituições, no esforço de construção de uma sociedade mais justa e um mundo melhor. Desde sua criação, 21 médicos já foram homenageados, tendo como destaque os nomes dos saudosos Adib Jatene e de Ivo Pitanguy, que receberam as honrarias de Saúde Pública, e Literatura e Artes, respectivamente.

A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente e o conselheiro federal, Dr. Leonardo Luz, participaram da cerimônia.

1. Homenageados– Em 2016, o primeiro outorgado será o escritor Heitor Rosa, que recebeu a comenda de Medicina, Literatura e Artes. Rosa é autor de diversas obras premiadas, como o “Show do Esqueleto”, principal manifestação cultural dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Goiás (UFG). Um dos livros publicados por ele,Memórias de um cirurgião-barbeiro, de 2006, teve o prefácio de Moacyr Scliar.

Reconhecido pelo CFM em Medicina e Humanidades Médicas, Mário Barreto Corrêa Lima se dedicou à causa pública e ao estímulo de uma formação médica que valorizasse a compreensão do ser humano e de todo seu contexto. Isso se refletiu na sua carreira literária, com a publicação de diversos livros, artigos e textos sobre Humanidades Médicas. Entre os livros sobre assunto estãoRumos da Assistência MédicaePrioridade para a Saúde, uma Longa e Árdua Luta.

O médico José da Silva Guedes foi reconhecido pela comenda Medicina e Saúde Pública. Guedes se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1961, tendo se especializado como médico sanitarista e concluído o doutorado em Saúde Pública. Sempre manifestou interesse pelo campo das moléstias infecciosas e pela Saúde Pública, o que o levou a trabalhar no Hospital Emílio Ribas em 1962, num momento em que o País era severamente atingido por epidemias de sarampo, meningite, caxumba e outras doenças.

No campo da Medicina e Ensino Médico, a comenda do CFM foi entregue a Júlio Torres, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde exerceu atividades por 32 anos. Já o senador Ronaldo Ramos Caiado foi agraciado pela comenda Medicina e Responsabilidade Social por ter contribuído com lutas pela categoria no Congresso Nacional ao longo dos seus 25 anos de política, tendo como destaque a apresentação da PEC 454/2009, que cria a Carreira de Médico de Estado.

Fonte: CFM e CRM-PI

comendas cfm - braslia - leonardo luz sen. ronaldo caiado e mrian dias parentecomenda cfm - 06.12.16