NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI vem a público REPUDIAR a situação causada por acompanhante de paciente no Hospital Regional Leônidas Melos, na cidade de Barras-PI.
Por volta das 21h35, do dia 09.05.2020, a médica, Dra. Nereida Carla Veras e Silva, encontrava-se cumprindo seu plantão no referido hospital, quando um paciente, que estava dessaturando (queda do nível de oxigenação do sangue) em domicílio, foi admitido no hospital e encaminhado à área de atendimento aos pacientes com suspeita de COVID-19, já que estava dispneico (dificuldade de respirar).
Não concordando com a conduta médica, o acompanhante (filho do paciente) questionou o motivo do encaminhamento, ao que a médica informou que se tratava do protocolo inicial quando os pacientes apresentam sintomas de dispneia, tosse, febre, sendo levados para avaliação nessa área específica do hospital. Ainda assim, o acompanhante irritou-se e queria levar o prontuário do paciente, tendo a médica orientado a solicitar uma cópia via protocolo, orientação confirmada pelo setor administrativo do hospital.
Inconformado com a informação recebida, o acompanhante exigiu que a médica registrasse, na ficha do paciente, o diagnóstico de COVID-19, o que foi recusado pela Dra. Nereida, uma vez que o paciente estava em observação, não tinha o diagnóstico fechado via testes, seus sinais e sintomas estavam monitorizados e o teste para COVID-19 seria solicitado. Mesmo recebendo todas as explicações, o filho do paciente agrediu física e verbalmente a Dra. Nereida, desrespeitando-a durante o pleno exercício da profissão.
Atitudes dessa natureza são vigorosamente repudiadas por este Conselho Regional de Medicina, que zela pela proteção e segurança dos profissionais médicos, estando atento às suas necessidades e anseios.
Nesse sentido, fica o alerta à direção dos estabelecimentos de saúde para que promovam todas as medidas indispensáveis a assegurar que os profissionais médicos possam exercer seu ofício sem perturbações desta e de outras ordens. Cumpre destacar que, sobretudo neste momento de pandemia causada pela COVID-19, faz-se necessário que a população atenda as orientações médicas, sendo estas de fundamental importância, pois têm o objetivo de preservar/restaurar a saúde e garantir o bem-estar da sociedade.

Teresina-PI, 10 de maio de 2020.

notarepudio- desr.medicabarras10