NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) expressa publicamente seu REPÚDIO à ampliação de vagas para o curso de medicina no CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI, conforme descrito no seu Edital nº 050, de 11 de dezembro de 2018, o qual estabelece regras para o processo seletivo do primeiro semestre de 2019.
O aumento de 90 vagas nesta escola sem a oferta de adequada infraestrutura ao processo de ensino-aprendizagem penaliza alunos, que contarão com uma formação deficitária, e oferece riscos à população, que pode ficar a mercê de futuros profissionais sem o esperado domínio de competências, habilidades e atitudes esperadas de médicos.
Lembramos que no Piauí existem, atualmente, sete escolas médicas. Apenas em Teresina há quatro instituições de ensino desse tipo, com uma oferta global superior a 400 vagas para alunos em primeiro ano. Contudo, a capital do Estado carece de leitos de internação e de equipes da Estratégia de Saúde de Família (ESF) para que esses estudantes completem seu ciclo de aprendizado.
Em Teresina, existem 2.394 leitos de internação na rede pública, apenas 262 equipes de ESF em atividade e somente dois hospitais de ensino. O CRM-PI defende que as escolas de medicina optem pelo caminho do bom senso, da razoabilidade e do compromisso com a formação médica de qualidade e não ampliem vagas sem ter condições para entregar à sociedade um médico bem capacitado dos pontos de vista teórico e prático.
Solicitamos, assim, ao CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI que reveja imediatamente os termos desse Edital e o adeque a realidade da medicina e do seu ensino no Estado. Para tanto, o CRM-PI coloca-se à disposição para contribuir com subsídios afim de realizar os ajustes necessários em prol dos alunos e dos pacientes.

MÍRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PIAUÍ – CRM-PI

LEONARDO SÉRVIO LUZ CONSELHEIRO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA – CFM

notarepudiouninov