NOTA AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE PIAUIENSE

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem informar à sociedade e aos médicos piauienses, principalmente àqueles que atuam na linha de frente do combate à pandemia na rede municipal de Teresina, o que segue:

A respeito das reduções nos vencimentos dos profissionais de saúde vinculados ao município de Teresina que estão combatendo diretamente a pandemia, a Presidente e Conselheiros deste Regional participaram, durante a manhã de ontem (02.03.2021), de uma audiência pública virtual realizada pela 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, com participação dos gestores municipais e demais instituições e conselhos de classe da área de saúde. A referida audiência terá prosseguimento na próxima sexta-feira (05.03.2021), oportunidade em que se aguarda a exposição das soluções que serão apresentadas pelos gestores municipais.

Ainda na data de ontem, foi realizada reunião extraordinária neste CRM-PI para deliberar sobre a situação e discutir as medidas que podem ser adotadas, de acordo com a competência desta autarquia, para restabelecer os devidos pagamentos. Dentre as deliberações, os Conselheiros decidiram buscar apoio junto aos representantes políticos piauienses no Senado Federal, sendo já realizada, na data de hoje (03.03.2021), reunião virtual com o médico e Exmo. Senador Marcelo Castro, o qual se mostrou solidário em relação ao transtorno sofrido pelos profissionais de saúde municipais e se comprometeu a buscar apoio junto ao Governo Federal no sentido de reverter a situação.

Além disso, está agendada para amanhã (04.03.2021) uma reunião do Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde Pública do Estado do Piauí, presidido por este CRM-PI, para tratar sobre o assunto. Ademais, o CRM-PI manifesta sua preocupação quanto aos futuros efeitos negativos que poderão ser sentidos no enfrentamento à pandemia, sobretudo neste período que se mostra mais crítico, uma vez que a redução nos vencimentos pode desencadear a ausência de profissionais de saúde na assistência aos pacientes acometidos pela COVID-19.

Por fim, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí reitera que, conforme estabelece o Código de Ética Médica, o médico necessita das condições adequadas para o exercício profissional, devendo ser remunerado de forma digna e justa. Ressalta também que está envidando todos os esforços para solucionar, com a maior brevidade possível, este impasse, reforçando seu compromisso com a classe médica piauiense e estando atento às suas necessidades e anseios.

Teresina, 03 de março de 2021.

MÍRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE

CORPO DE CONSELHEIROS DO CRM-PI