CRM-PI reitera que há médicos suficientes para atender a população

Sempre primando pela ética, moral e qualidade na prestação da boa medicina, o Conselho Regional de Medicina do Piauí informa que a decisão do Governo de Cuba de encerrar o trabalho de mais de 11 mil médicos intercambistas que faziam parte do Programa Mais Médicos só reforça o entendimento deste Conselho desde 2013, quando o programa foi criado e implementado pelo Ministério da Saúde e quando este Conselho foi o primeiro no país a cancelar o registro provisório de médicos cubanos que chegaram ao Piauí. O cancelamento se deu por falhas detectadas no edital do programa. Desde então todos os registros dos intercambistas passaram a ser emitidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde, não tendo os CRMs em todo país nenhuma responsabilidade para com esses profissionais.
O intuito do CRM Piauí é que as vagas sejam ocupadas por médicos brasileiros, com a devida valorização e condições ideais de trabalho em todos os municípios piauienses, para que a população usufrua do direito constitucional de ter saúde de qualidade. Além disso, o Brasil conta com a quantidade de médicos satisfatória para atender a população. É necessário que os Governos Federal, Estadual e Municipal ofereçam boas condições de trabalho e salários dignos para que os profissionais possam atuar, sem necessitar a todo momento encaminhar seus pacientes para os grandes centros. Para o CRM-PI, a luta pela carreira médica seria um passo mais que importante para o fortalecimento das boas políticas de saúde nos rincões desse país.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí