“No trânsito, escolha a vida”. Este é o lema da Campanha Maio Amarelo 2023 e busca atingir objetivos globais de redução de mortalidade no trânsito devido aos acidentes. A campanha deste ano reforça importância da adoção e da cobrança de comportamentos mais seguros para ampliar conscientização no trânsito.

A campanha é idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, de acordo com o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), com 1,35 milhão de vítimas por ano, ficando somente atrás da Índia e da China, respectivamente.

No Piauí, os números só reforçam essa triste estatística. A BR-343 é a rodovia mais perigosa do Piauí, com maior número de acidentes e mortes. Em 2022, foram contabilizados 1.104 acidentes, sendo 458 de natureza grave, 1.244 pessoas ficaram feridas e houve 135 mortes. Se comparado ao ano de 2021, a quantidade de acidentes reduziu em 3,07%. Por outro lado, as taxas de feridos e mortos registraram crescimento: 1,55% e 3,85%, respectivamente.

O custo anual estimado dos acidentes ocorridos em rodovias federais no Piauí chegou a R$ 244,86 milhões, somente em 2021, quando foram registrados 1.136 acidentes no estado. Comparado aos anos anteriores, os gastos têm aumentado a cada ano. Em 2020, o custo aos cofres públicos dos 1.200 acidentes chegou a 230 milhões e, em 2019, os 1.346 acidentes custaram 226 milhões. Em todos os anos, acidentes com mortes chegam a ter um gasto quase 17 vezes maior.

Os acidentes de trânsito, na maioria das vezes, poderiam ter sido evitados pelos condutores, se cumprissem as normas do Código Nacional de Trânsito. As consequências negativas vão desde aos traumas familiares, o caos que gera no SUS, com lotação e gastos para os cofres públicos, menos mão de obra ativa em atividade, o que se transforma em um problema grave de saúde pública.

Por um trânsito mais seguro, cuide-se!
O CRM-PI também apoia essa campanha.

ASCOM CRM-PI