Desde esta quarta-feira (06) os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI estão na região sul do Estado para uma série de vistorias em hospitais e unidades mistas de saúde da região. São cerca de 15 municípios na lista de fiscalizações, incluindo a cidade de Picos, a 314 km de Teresina. A situação encontrada na maioria dos municípios revela o caos em que se encontra a saúde no interior. O presidente do CRM-PI, Dr. Emmanuel Fontes, disse que não dá para aceitar que a população morra sem assistência médica de urgência.

Segundo Fontes, nenhuma das cidades visitadas conta com os equipamentos mínimos para salvar um paciente em situação de emergência, o que inclui os equipamentos de ressuscitação cardiopulmonar, material de laboratório e, farmácia. “Nem o SAMU tem ambulâncias com este suporte para transportar pacientes graves entre as unidades de saúde”, destacou.

No município de Santo Antônio de Lisboa consta na fachada ‘Hospital Pedro Vicente’, que deverá ser retirada imediatamente sob risco de interdição ética pelo CRM-PI. Lá, os conselheiros relataram que as internações não podem ocorrer, pois falta o acompanhamento do profissional médico. Na maioria das unidades de saúde, há o indicativo de interdição ética pelo CRM-PI, devido à falta de material para os médicos trabalharem no setor de urgência. Caso a plenária do Conselho aprova o indicativo de interdição ética, médico nenhum poderá trabalhar no setor interditado, sob pena de responder processo ético profissional.

Durante as vistorias realizadas nesta quinta-feira (07), entre eles Bocaina, Sussuapara, São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Santo Antônio de Lisboa, falta estrutura, cadeiras e macas quebradas e as salas que seriam para atender urgências até as cadeiras e móveis estão enferrujados, entre outros problemas graves. Foram encontrados material de uso hospitalar sucateados e abandonados em salas e aparelhos novos ainda encaixados, sem nenhuma utilidade. Situação parecida foi encontrada também no municípios de Francisco Santos.

Já em Monsenhor Hipólito, os conselheiros encontraram um bom padrão na Unidade Mista de Saúde do município. Em relação aos demais municípios da região, lá a unidade é digna de elogios, com boas instalações, os aparelhos de urgência médicas em bom estado e em funcionamento, o local de recepção dos pacientes, com bom espaço para todos aguardarem sem filas, no consultório da ala da pediatria com toda estrutura necessária, na enfermaria pediátrica, mobiliário e até ar condicionado em funcionamento e na ala de raio X, aparelho em perfeito funcionamento.

Na microrregião do Picos, uma falha em quase todos os 16 municípios, incluindo Picos é com relação à vacina contra gripe, que está em falta, possivelmente em vários outros municípios do Estado. A fiscalização do CRM-PI calculou uma cobertura de apenas 18% do necessário para a população, o que certamente compromete o Dia D da vacinação. “Entendemos que há desperdício de recursos públicos e mal gerenciamento para com a campanha de vacinação, mesmo com todo dinheiro investido em publicidade para imunizar a população”, criticou o presidente do CRM-PI.