A campanha Fevereiro Laranja aborda a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia. A doença é um tipo de câncer do sangue que afeta milhares de brasileiros todos os anos e, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de leucemia para o Brasil – para cada ano do triênio de 2023 a 2025 – é de 11.540 casos, sendo 6.250 em homens e 5.290 em mulheres.
Como a leucemia se desenvolve
Este tipo de patologia acomete os glóbulos brancos do sangue, também conhecidos como leucócitos. Essas células são responsáveis por defender o organismo contra infecções, mas, quando afetadas pela leucemia, passam a produzir células doentes na medula óssea. As células doentes da leucemia não conseguem combater as infecções de forma eficaz, o que deixa o paciente com a imunidade prejudicada e mais vulnerável a diversas doenças. Por isso, é fundamental que a leucemia seja diagnosticada precocemente e que o paciente receba o tratamento adequado o mais rápido possível.
Principais sintomas da doença
- Manchas roxas pelo corpo
- Sangramentos
- Cansaço e fraqueza
- Anemia
- Diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue
- Febre
- Dor nos ossos e nas articulações
- Infecções
Causas da leucemia
Na maioria dos casos, não é possível determinar as causas exatas da leucemia, mas a condição pode estar relacionada a fatores genéticos e ambientais. Além do histórico familiar, a exposição excessiva a substâncias químicas, radioterapia e quimioterapia são fatores de risco para a doença.
Fonte: INCA