No último dia 16.03, os representantes do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí, que é presidido pelo CRM-PI, reuniram-se virtualmente para tratar sobre demandas de saúde. Estiveram presentes representantes deste CRM-PI, MPPI, OAB-PI, TCE-PI, FMS, bem como médicos das maternidades de Teresina.
Na pauta, um dos assuntos foi a falta de materiais e equipamentos oftalmológicos no Hospital Getúlio Vargas, conforme citados no relatório de fiscalização do CRM-PI e destacados pelo diretor geral do HGV. Mesmo diante da ausência de representantes da SESAPI à reunião, os membros do Fórum deliberaram no sentido de solicitar, com urgência, à FEPISERH e à SESAPI, a aquisição dos itens, uma vez que os representantes do Tribunal de Contas do Estado – TCE informaram que o recurso para este fim se encontra à disposição da SESAPI há vários anos.
Outro ponto de pauta foi a incompletude das escalas de obstetras e neonatologistas nas maternidades municipais da capital. Após discussões, os representantes da FMS se comprometeram a reorganizar as regulações de pacientes às maternidades e reforçar junto à presidência da FMS a necessidade de realização de concurso público para contratação de profissionais de saúde.
CRM-PI