Conselheiros do CRM-PI fizeram vistorias em alguns hospitais do Norte do Estado. Em Parnaíba, no último dia 30 de maio, o CRM-PI voltou a fiscalizar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, o HEDA, para avaliar as condições desde o último relatório técnico de vistoria. Os médicos que trabalham lá seguem com vínculos precários e sem direitos trabalhistas, contratados como PJ.
O diretor técnico informou que o número de atendimentos pediátricos, realizados no Hospital Nossa Senhora de Fátima, dobraram nos últimos meses, passando para mais de 4 mil atendimentos/mês. Ele atribui o fato a falhas no atendimento realizado, pelo município de Parnaíba, em suas UBSs e pronto socorro municipal. Foi conversado sobre o CRM-PI levar a questão da falta de atendimento pediátrico no município aos gestores responsáveis. O consultório obstétrico seguia funcionando em local improvisado e inadequado para essa finalidade. Anexo a este local, está em obras a construção do que a direção afirma ser o novo setor de atendimento obstétrico para sanar o problema, com previsão de conclusão e entrega das obras, segundo a direção do hospital, em meados de setembro de 2025. Outra irregularidade flagrada foi quanto à unidade de estabilização de pacientes com doença coronariana aguda e AVC que se encontrava lotada, com pacientes de permanência prolongada e com patologias distintas da finalidade do setor.
Todavia, não há vagas de UTI para transferência dos pacientes, recebendo estes altas para enfermaria. Segundo o médico plantonista, em algumas situações, as trombolises para AVC estão sendo realizadas sem a presença (mesmo virtual) do Neurologista, o que nos parece fugir do padrão recomendável, salvo melhor entendimento.
Vale ressaltar que esse ambiente não tem estrutura de UTI em vários aspectos, por exemplo, os leitos são muito próximos. Desse modo, o local que se destinaria a estabilizar pacientes graves, IAM e AVC, encontra-se ocupado com vários pacientes graves de outras etiologias, funcionando de forma improvisada como UTI, sem reunir as condições adequadas para tal.
CRM-PI