Neste mês de março estão sendo realizadas várias ações para conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de intestino. A ideia é conversar mais com parentes, amigos e profissionais de saúde sobre como agir. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, a Federação Brasileira de Gastroenterologia e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia lançaram até uma cartilha para tratar sobre o assunto. Essa campanha também tem apoio de instituições como o Conselho Federal de Medicina e, consequentemente, o CRM Piauí também apoia. O alerta é importante, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino é o terceiro maior em incidência, atrás do de próstata e de mama. Estima-se que no triênio 2023 a 2025, surjam mais de 45 mil casos por ano no Brasil.

A conselheira do CRM-PI e gastroenterologista, Drª Jozêlda Lemos Duarte, está engajada na campanha Março Azul, segundo ela “é importante que as sociedades médicas estejam engajadas para reforçarem os cuidados preventivos e o tratamento adequado para este tipo de câncer, que tem cura quando é diagnosticado cedo e bem tratado”.

O tema da campanha Março Azul 2024 é “médico & paciente – parceria que salva”, uma vez que esse tipo de câncer pode ser prevenido e até tratado com sucesso, mas para isso é necessário relatar ao médico sinais no corpo. Entre eles: sangue nas fezes, dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração, alteração no ritmo intestinal de início recente, ou seja, quando o indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal, passa a ter diarreia ou constipação, emagrecimento rápido sem uma causa conhecida, anemia, cansaço e fraqueza.

Caso apareça um mais desses sintomas, procure um posto de saúde, converse com o médico que deverá solicitar os exames adequados para um diagnóstico correto. Alguns fatores de risco podem contribuir para o aparecimento da doença, entre eles a idade, pois é mais comum após os 50 anos; outro fator de risco é o histórico pessoal ou familiar, por exemplo pessoas que já tiveram a doença são mais suscetíveis a desenvolvê-la; histórico pessoal de doença inflamatória intestinal (doença de Crohn) e diabetes tipo 2.

A prevenção é muito importante contra o câncer de intestino, entre elas a prática de atividade física; não fumar e evitar bebidas alcoólicas; beber pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia; ter alimentação variada e rica em em fibras; reduzir consumo de carnes vermelha (máximo 500g por semana), evitar carnes salgadas e processadas; manter o peso adequado para a atura e fazer exames no intestino se tiver anos ou mais, pois identificam lesões que antecedem o câncer e são fundamentais para o diagnóstico precoce.

Por Márcia Cristina
ASCOM CRM-PI