Após polêmica com médicos, Conselhos apresentam dossiê ao ministro da Saúde e balanço de quase 3 mil fiscalizações

Na última quarta-feira (19), pela primeira vez após a divulgação de comentários do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que os médicos “fingem trabalhar”, lideranças da categoria estiveram frente-a-frente com o gestor máximo do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi durante audiência, em Brasília (DF), quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) entregaram um manifesto que exprime a insatisfação da classe com a condução das políticas públicas de saúde no País. Do Piauí, participaram od manifesto no auditório do Ministério da Saúde as conselheiras Drª Mírian Palha Dias Parente, e a Conselheira Federal Suplente, Lia Damásio.cfm
No documento, os médicos informam que, após esgotadas todas as possibilidades de negociação com os gestores do SUS, devem judicializar, ou seja, transformar em ações na justiça casos concretos de desassistência na saúde.
No encontro com o ministro, além da entrega do manifesto, os médicos protocolaram um dossiê composto pelos relatórios de três mil fiscalizações realizadas em postos de saúde da rede pública, em todo o País, no período de 2015 a junho de 2017. Os dados indicam a existência de inúmeras inconsistências nessas unidades, que desrespeitam normas de funcionamento determinados pelos órgãos de fiscalização sanitária ou não contam com recursos para resolver problemas de infraestrutura e insumos, entre outros.
Os dados e informações apresentados ao ministro foram apresentados à imprensa, no mesmo dia, pelo presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e representantes dos Conselhos Regionais de Medicina.

O documento foi entregue ao ministro Barros e os conselheiros de todo o país afirmam que não é possível existir saúde pública, sem os recursos e a gestão necessária para a saúde pública. Portanto, os erros que acontecem no país são, na verdade, responsabilidade dos governos e do Ministério da Saúde.

Fonte: CFM e CRM-PI

cfm.min.saude