Junho Laranja é o mês de conscientização sobre anemia e leucemia, duas doenças importantes do sangue – a primeira se trata da queda de glóbulos vermelhos e a segunda se refere a um câncer da célula de sangue.
As orientações preventivas podem ser fundamentais para evitar a morte ou a necessidade de um transplante de medula óssea, procedimento delicado e que depende da boa ação de voluntários doadores.
A anemia é a redução da hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio pelo corpo. Ela pode ser causada por deficiência de nutrientes ou doenças infecciosas, com sintomas como cansaço, falta de apetite, fraqueza, tontura e falta de ar. A leucemia é um câncer do sangue que resulta na produção descontrolada de glóbulos brancos, substituindo células saudáveis. Os sintomas incluem cansaço, fraqueza, perda de peso, sangramentos, manchas roxas na pele e anemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 29% das mulheres em fase adulta têm anemia, que pode ser causada pela deficiência de ferro, segundo a Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). A Organização Mundial da Saúde recomenda a prevenção da anemia por meio da reposição de ferro elementar, que consiste em 40mg por dia durante 2 meses ao longo do ano, ou a ingestão de 1 comprimido por dia durante o período menstrual, na adolescência.
CRM-PI