O Ministério do Trabalho lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A Canpat faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os CRMs estão apoiando a campanha em todo o país. O CFM definiu uma estratégia de comunicação focada nos 420 mil médicos brasileiros, que, durante esse mês de abril, serão alertados sobre o tema por meio de reportagens no site e no jornal da autarquia, assim como em cards e posts inseridos em suas páginas em redes sociais. A autarquia é o único conselhos de fiscalização da atividade profissionals a colaborar com a iniciativa.

O tema da Canpat em 2017 é “Conhecer para Prevenir”. O foco é dar visibilidade à prevenção de acidentes e às doenças do trabalho, que atingem, diretamente ou indiretamente, a todo o conjunto da sociedade. Estão previstas, para todo o país, ações conduzidas pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), que integra a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pelas superintendências e gerências do Ministério.

DAinda durante o mês de abril, quando, no dia 28, será celebrado o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a sede da autarquia, em Brasília (DF), ficará iluminada na cor verde. Os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) também foram convidados a integrar o movimento, com ações no mesmo sentido. A meta é fortalecer o esforço de prevenção aos riscos de acidentes em ambiente laboral.

abril verde gd2