CRM-PI apura denúncias de falta de insumos no HGV
e vai formar comissão para acompanhar trabalho dos médicos

Após denúncias recebidas pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI de que o Hospital Getúlio Vargas – HGV está tendo problemas com falta de insumos e de medicamentos no setor de UTI, a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, se reuniu na manhã desta sexta-feira (20), com os gestores do hospital, que é o de maior complexidade do Estado, para exames e cirurgias eletivas. A reunião contou com a presença da diretora geral do hospital, Fátima Garcês, do coordenador geral da UTI, Dr. Jaílson Matos, com o coordenador da Clínica Médica, Dr. Cícero Sousa Neto, com o diretor Administrativo da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, e com a coordenadora do Laboratório, Elisângela Brasileiro.

A direção do HGV, que passou há poucos meses a ser gerido pela Fundação, que é uma empresa contratada pelo Governo do Estado, reconheceu que com o trabalho de monitoramento de tudo o que é utilizado e gasto de insumos, não só da UTI, mas em todos os setores, incluindo as clínicas médicas, laboratório e administração, está havendo um corte de gastos excessivos e desnecessários, mas que nessa transição todos os insumos solicitados pelos médicos estão sendo devidamente repassados, com o devido controle. Segundo

“Não havia controle de nenhum insumo solicitado, o hospital não tem hotelaria, não se podia afirmar quantos lençóis são utilizados em cada setor, nem a quantidade de luvas necessárias por dia e, às vezes, até de medicação solicitada. Apenas era solicitada por cada setor uma determinada quantidade, sem controle, e isso não pode acontecer. São problemas pontuais que estamos resolvendo e logo tudo ficará normalizado”, explicou Garcês.

Outro problema detectado pela atual gestão do hospital é quanto ao cumprimento das escalas médicas, de forma que médicos diaristas e plantonistas não tenham conflito quanto à sobrecarga de trabalho. Um encaminhamento sugerido pela Drª Mírian e acatado por todos na reunião é que o CRM-PI crie uma comissão para atuar internamente no HGV de forma a cobrar algumas ações efetivas dos profissionais médicos, uma delas é o hábito de se preencher os prontuários médicos. Na próxima semana, o CRM-PI também empossará a Comissão de Ética Médica do HGV, que tem por missão receber sugestões, denúncias e prestar as devidas informações necessárias para os profissionais médicos que atuam naquela unidade.

Fotos: ASCOM CRM-PI

reuniao dir. hgv20.4