CRM-PI reúne Conselhos Regionais para discussão em prol da criação das carreiras de Estado na área da saúde

Na manhã de hoje (13/08), o Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, realizou uma reunião por videoconferência, coordenada pela presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, que contou com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de Nutrição, de Psicologia e de Fonoaudiologia, além de membros da Justiça Federal, do Tribunal de Justiça do Piauí, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública Estadual, da Comissão de Direito de Saúde da OAB-PI, além da Assessoria Jurídica do CRM-PI.

O objetivo da reunião foi ampliar, cada vez mais, o fortalecimento da união entre os Conselhos Regionais dos profissionais de saúde para, juntos, buscarem a criação das carreiras dos profissionais de saúde de Estado a partir de concurso público.

Atualmente, em todo o Estado, os profissionais das diversas áreas da saúde se submetem a diversas formas de contratação, que não asseguram seus direitos, sobretudo os contratos com vínculo precário, sem garantias legais, o que resulta em grande desvalorização desses profissionais.

Para os participantes da reunião, é senso comum que a criação das carreiras de saúde de Estado, a partir de concurso público, resultará em enorme ganho não só para os profissionais, do ponto de vista legal, como também para a sociedade como um todo, que será beneficiada com uma melhor distribuição da força de trabalho, principalmente nos municípios onde existe carência desses profissionais, resultando assim na prestação de uma assistência de mais qualidade.

Dentre as deliberações, ficou definido que cada Conselho apresentará um panorama sobre a situação da precarização do trabalho profissional em cada município do Estado, para posterior apresentação e discussão dos dados junto ao Comitê de Saúde do Poder Judiciário, Governo do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Casas Legislativas, bem como nas próximas reuniões do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Piauí, o qual é presidido pelo CRM-PI.

Por ASCOM

videoconf.carreirassaude