O Agosto Lilás é uma mobilização nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu a partir da história real de Maria da Penha Maia Fernandes, sobrevivente de tentativa de feminicídio por parte do marido. A campanha visa conscientizar e informar a população sobre a identificação de violências e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção às vítimas.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou em 2024 um total de 1.492 casos de feminicídio. Isso representa uma média de quatro mulheres assassinadas por dia em razão do gênero. A maioria desses crimes ocorre dentro de casa, cometidos por parceiros ou ex-parceiros das vítimas. A violência contra a mulher não se limita ao agressor e à vítima, ela reverbera nas famílias, nos filhos e em toda a sociedade. Por isso, é fundamental romper o ciclo do silêncio e da impunidade.
O CRM-PI manifesta apoio à campanha Agosto Lilás e reforça seu compromisso com a formação continuada dos profissionais, oferecendo orientações sobre o manejo adequado de pacientes vítimas de violência, tanto em atendimentos clínicos quanto nos contextos de emergência.
A campanha é mais que simbólica: ela representa um chamado à ação de toda a sociedade. O Conselho se une às vozes que ecoam pelo fim da violência contra a mulher, reforçando que cuidar também é proteger.
Canais de Denúncia e Apoio:
Ligue 180 (Central de Atendimento à mulher – atendimento gratuito e sigiloso, 24h por dias).
Delegacia da Mulher
Aplicativo “Proteja-se” ou “SOS Mulher”
CRAS, CREAS e Centros de Referência de Atendimento à Mulher
Ascom CRM-PI
86 3216-6119