Os dias 1º a 8 de Agosto de 2025 são dedicados a Semana Mundial da Amamentação, que neste ano tem como tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. Instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017, o mês de agosto foi escolhido para lembrar a importância da amamentação e ganhou o nome de Agosto Dourado, tendo o “dourado” como símbolo do padrão ouro desse alimento natural, essencial e cheio de amor na maternidade.
O aleitamento materno é exclusivo até os seis meses e continuado até dois anos ou mais, com outros alimentos, protege os bebês contra doenças respiratórias, alergias, obesidade, diarreias e ainda fortalece o vínculo com a mãe. Para as mulheres, amamentar ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e melhora o bem-estar emocional. Mas cada história de amamentação é única, pois algumas mães não conseguem ou não desejam amamentar por diferentes motivos. O mais importante é garantir o cuidado e o carinho com o bebê, sem culpa.
Durante este mês de agosto, unidades de saúde, hospitais e grupos de apoio oferecem palestras, rodas de conversa e orientações sobre aleitamento materno. É um momento ideal para buscar informação, tirar dúvidas e, principalmente, encontrar acolhimento. Para quem deseja doar leite, os Bancos de Leite Humano também fazem parte desse movimento, recolhendo o leite excedente de mães doadoras e salvando a vida de milhares de bebês prematuros em UTIs neonatais.
Em Teresina, o principal Banco de Leite Humano é o da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), localizado na Av. Presidente Kennedy, 1160 – Piçarra com atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Ao celebrar o Agosto Dourado, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) também celebra a força, a dedicação e a generosidade das mães, compreendendo a importância do aleitamento materno, especialmente no que diz respeito à formação ética e técnica dos profissionais de saúde do Estado.
Ascom CRM-PI
86 3216-6119