NOTA À SOCIEDADE TERESINENSE

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem a público informar que, diante das reiteradas denúncias apresentadas por médicos, funcionários e pacientes acerca da situação em que se encontra a saúde em nossa capital, realizou várias fiscalizações especialmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nos dias 22, 23, 24, 25, 26 deste mês e também na presente data, incluindo também as Unidades de Pronto Atendimento do Satélite, do Renascença e o CIAMCA.

O CRM-PI constatou que o problema de abastecimento de medicamentos e insumos é geral em toda a rede hospitalar Municipal de Teresina. Tal fato é decorrente de situações administrativas, de programação de consumo e compras através de processo licitatório, além da falta de pagamento a fornecedores e da inadimplência de contratos, tais como o referente ao serviço de Radiologia de toda a rede de saúde, inclusive a  tomografia do HUT que passou a ficar sem funcionar a partir da tarde de hoje.

Constatou-se também a falta de insumos, materiais médicos, antibióticos, analgésicos, antiarrítmicos, anticonvulsivantes, antihipertensivos, anestésicos, agulhas para procedimentos anestésicos, tubos para intubação orotraqueal em crianças e adultos, calibragem de aparelhos de anestesia, radiologia sem funcionamento devido ao desligamento de aparelhos pela empresa contratante, com exceção do HUT e CIAMCA (que possui um aparelho portátil).

Diante deste preocupante cenário, o CRM-PI consequentemente deparou-se com péssimas condições de trabalho para os médicos, que não conseguem prestar o melhor atendimento. Os pacientes sofrem por não receberem a assistência de que necessitam e podem apresentar complicações, com possível óbito, em razão da ausência de medicamentos ou materiais de socorro médico.

Cumprindo seu dever institucional de zelar pelas boas condições de trabalho aos médicos para que estes prestem uma assistência de qualidade aos pacientes, o CRM-PI solicitou aos gestores municipais a adequação imediata de todas as deficiências apontadas nos relatórios de fiscalização, sob pena de omissão, caso não sejam atendidas imediatamente.

Por fim, o CRM-PI informa também que os relatórios das fiscalizações serão encaminhados aos gestores, Diretores, Presidente da FMS, Prefeito Municipal de Teresina e ao Ministério Público Estadual.

Teresina, 27 de dezembro de 2023.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí