CRM-PI realiza o Fórum de Bioética e Mídias Sociais aberto para profissionais de várias áreas

Despertar para o senso de observação e criticidade sobre o que é repassado ao público pela mídia será um dos objetivos do Fórum de Bioética e Mídias Socais, que será realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, nos próximos dias 07 e 08 de junho, no auditório do Conselho. O evento é voltado para profissionais de áreas da saúde, humanas e sociais, como medicina, odontologia, enfermagem, nutrição, serviço social, filosofia, comunicação social, entre outros.

Segundo o coordenador do evento, que é gratuito, o médico e conselheiro deste CRM-PI, Dr. Sérgio Ibiapina, por meio do Fórum, este Regional abre espaço para que se discuta a vulnerabilidade da sociedade frente o que é publicado na mídia, com o intuito de fomentar uma consciência crítica nos cidadãos. “O evento propõe analisar as consequências advindas do uso das mídias, buscando um senso crítico e meios para que esse uso seja feito de modo ético e que tenha frutos benéficos para a sociedade”, destacou Ibiapina.

No dia 7de junho, o evento começará a partir das 18h30, com as últimas inscrições presenciais, já que a ficha de inscrição encontra-se disponível em banner superior do evento no site do CRM-PI (www.crmpi.org.br). Na sequência, a presidente Drª Mírian Palha Dias Parente abrirá os trabalhos da noite, com a composição da mesa de honra. Às 19h30, haverá palestra “Repercussões bioéticas das ‘fake news’ nas condutas sanitárias”, a ser proferida pelo Prof. Dr. em Teologia de São Paulo Márcio Fabri dos Anjos. Ele é coordenador do doutorado em Bioética do Centro Universitário São Camilio-SP, além de um vasto currículo é editor-assistente da revista REDBIOETICA UNESCO.

No dia 08, o evento será aberto às 8 horas, com a palestra “Mídia, vulnerabilidade e transformações socioculturais”, tendo como palestrante o prof. Dr. do departamento de Filosofia da UFPI, Luizir de Oliveira. Às 9h30, intervalo com coffee-break, e, na sequência, às 10 horas, haverá uma mesa redonda, presidida pelo Dr. Sérgio Ibiapina, na qual os seguintes temas serão abordados e discutidos: ‘Ética e responsabilidade frente às mídias’, comandado pelo Dr. Luizir de Oliveira; ‘Mídia e vulnerabilidade na infância’, com a médica pediatra e conselheira do CRM-PI, Luiza Ivete Vieira Batista; ‘A indústria farmacêutica e as mídias sociais’, com o Prof. Márcio Fabri dos Anjos; o último tema será ‘Mídia e suicídio’, a ser abordado pelo médico psiquiatra e conselheiro federal do Piauí no Conselho Federal de Medicina, Leonardo Sérvio Luz.

Fonte: ASCOM CRM-PI
prog.forumbioetica