CRM-PI media reunião entre Centrais de Regulação de Leitos do Estado e do

Município devido à superlotação na Maternidade D. Evangelina Rosa

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, convocou uma reunião na sede do Conselho para tratar de novos problemas na Maternidade D. Evangelina Rosa, que está sob Interdição Ética decretada pelo Conselho. A reunião foi mediada pelo CRM-PI no sentido de apurar denúncias dos médicos que reclamam de superlotação de pacientes encaminhadas pelas Centrais de Regulação do Estado e do município de Teresina, mas que são pacientes de baixo e médio risco.

No entanto, a Maternidade continua sob Interdição Ética decretada pelo Conselho, ou seja, a maternidade e os médicos só deveria admitir pacientes de alto risco, até que os problemas apontados sejam solucionados e o corpo de Conselheiros do CRM-PI decida pela desinterdição. A demanda de pacientes reguladas à Maternidade D. Evangelina Rosa com a classificação de alto risco, sem de fato serem, tem sobrecarregado a estrutura e também dificultado o trabalho dos médicos. Estes denunciaram também que as salas de admissão estão lotadas, dificultando o fluxo normal no centro cirúrgico.

Alguns problemas apontados nas maternidades dos bairros de Teresina como a necessidade de um médico ultrassonografista de plantão 24 horas e a redução do tempo de espera de 03 horas para 60 minutos para a Regulação Municipal passar informação sobre o encaminhamento de pacientes, mudanças no protocolo referente à obesidade e terceira cesariana poderiam melhorar muito o fluxo de pacientes. Também foi deliberado na reunião, que teve a presença do diretor geral da MDER, Francisco Macedo, e do superintendente da Sesapi, Alderico Tavares, que o Governo do Estado melhore a estrutura de hospitais e maternidades dos municípios do interior, como Picos, Floriano, Amarante, Miguel Alves e Piripiri, como forma de evitar a superlotação da Evangelina Rosa.

Alderico Tavares citou que, em alguns municípios, houve a melhoria das unidades que fazem atendimento materno-infantil e, por isso, houve uma redução na regulação de pacientes do interior para a MDER. Ele também falou sobre reformas estruturais na MDER e ainda sobre a construção da nova maternidade na zona leste de Teresina, firmando ainda o compromisso de, em trinta dias, colocar em funcionamento o serviço de Obstetrícia e Anestesiologia no Hospital de Barras.

reuniaomder27.03