A criação efetiva de estágios para estudantes de medicina em contextos indígenas em universidades brasileiras, em especial naquelas instaladas em regiões onde essas comunidades existem em maior quantidade. Essa é uma das principais propostas resultantes do I Seminário sobre Saúde Indígena, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nesta quinta-feira (6). O evento contou com a presença da presidente do CRM-PI, Drª Mírian alha Dias Parente, e do conselheiro federal do Piauí, Dr. Leonardo Luz.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Integração de Médico de Fronteira, Dilza Ambros Ribeiro, uma das responsáveis pela organização do Seminário, os entendimentos serão mantidos individualmente com as escolas. A intenção é estimular os responsáveis pelos cursos a assimilarem a proposta dentro da grades das disciplinas não obrigatórias.
Para ela, conselheira federal pelo Acre, Estado onde vivem cerca de 20 mil indígenas, divididos em 16 etnias e 36 territórios, essa mudança na grade curricular trará ganhos para os pacientes e os futuros profissionais, que passarão a ter um contato maior com a cultura desses povos com repercussão no seu aperfeiçoamento técnico e também no aspecto ético.
Marco institucional – Na avaliação do presidente do CFM, Carlos Vital, a realização do I Seminário sobre Saúde Indígena representa um marco na atuação da autarquia nesta área. “Queremos compartilhar experiências e receber informações para oferecer aos povos indígenas propostas que agreguem soluções, sempre com respeito aos aspectos sociais e culturais”, disse.
As atividades foram abertas com a presença de inúmeras autoridades, entre elas o governador Tião Viana. Dentre os palestrantes, nomes como os do deputado estadual Janilson Leite; o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, Rodrigo Silveira; o presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel), conselheiro Jeancarlo Cavalcante; o professor, médico e padre Anibal Gil Lopes; e o assessor jurídico do CFM, José Alejandro Bullon.

seminrio sobre sade indginea - rio branco acre - cfmseminrio sobre sade indginea - rio branco acre - cfm 3seminrio sobre sade indginea - rio branco acre - cfm 4