À FIOCRUZ

Caros representantes deste ilustre Instituto de Pesquisa,

Ao tempo em que cumprimentamos a todos os membros desta renomada Fundação, vimos por meio desta prestar nossa singela, porém justa e reconhecida homenagem ao grande pesquisador e médico Bodo Wanke, que foi para nós da classe médica e de saúde piauienses um exemplo a ser seguido de dedicação, comprometimento, estudo, trabalho, humanidade e senso de participação e de trocas realizadas com todos os que o rodearam quando de sua passagem pelo Piauí.

Nós do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI gostaríamos de prestar uma homenagem ao Dr. Bodo Wanke, capixaba de nascimento, mas também, e por que não, um piauiense de coração, por tantas vezes que aqui veio trazer seus conhecimentos em prol da saúde pública, em prol ainda do amadurecimento à pesquisa acadêmica na área de infectologia do Piauí, que ainda engatinhava nos anos de 1990. O Dr. Bodo deixou um legado de vasta contribuição para o Piauí e, assim, para a saúde dos piauienses, que tiveram ganhos com a gama de conhecimentos e novas terapêuticas aqui implantadas.

Ainda na gestão do então presidente deste Regional, Dr. Fernando Correia Lima, época do então governador do Estado do Piauí, Hugo Napoleão, este grande infectologista que ora rendemos todos os préstimos, os quais ainda seriam poucos apenas nesta carta, diante de sua grandeza na área, foi um homem que trouxe para o Piauí um olhar mais questionador e mais refinado para a área das doenças infectocontagiosas, uma vez que ele orientou e fez troca de conhecimentos com os médicos que aqui atuavam no Hospital das Doenças Infecto-Contagiosas, o antigo HDIC, em Teresina. Além disso, o Dr. Bodo foi figura preponderante para trazer para cá o curso de Residência Médica em Infectologia e o Mestrado em Infectologia, tão importantes para a ampliação dos conhecimentos mais aprofundados dessa área médica de extrema relevância, ainda mais em tempos tão sombrios dessa pandemia pelo SARS COV2.

Aliás, o corpo de conselheiros deste CRM-PI, em especial os médicos conselheiros que com ele atuaram aqui no HGV, lamentam profundamente a sua perda, justamente para a COVID-19, em julho recente, o que nos entristece, pois foi-se  um homem e pesquisador ilustre.

Não podemos esquecer de uma das maiores contribuições científicas da trajetória acadêmica do Dr. Bodo, justamente aqui em Teresina. A detecção e monitoramento da microepidemia de coccidioidomicose no Piauí, em 1991, considerado um marco na vida do cientista, pois foi a primeira descrição feita na história da medicina de um episódio dessa natureza envolvendo uma micose sistêmica. Não apenas foi feita a descoberta em humanos, mas foi descrita em cães e detectaram a presença do fungo no solo. Esse estudo foi extremamente marcante na jornada do infectologista, na área de micologia e, assim, excelentes trocas de conhecimentos foram feitas com médicos do Piauí.

Por fim, queremos ressaltar e agradecer a esta Fundação pelo apoio dado ao Dr. Bodo na formação de centenas de jovens médicos e pesquisadores ao logo de toda a sua carreira acadêmica e científica, Brasil afora. Podem ter certeza que graças a instituições fortes e que prezam pelo conhecimento científico e pelo bem maior da população que o Piauí se fortaleceu e hoje é celeiro de grandes nomes da área de infectologia. Por isso mesmo, o legado deixado aqui no nosso Piauí nunca será esquecido. Obrigado à FIOCRUZ e obrigado ao Dr. Bodo Wanke por fazerem da ciência e da medicina um bem imensurável nas nossas vidas: a humanidade e a genorosidade.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí