O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, e o médico fiscal do Conselho, Dr. Juarez Holanda, realizaram uma vistoria nas quatro Unidades de Teresina Intensiva do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, na manhã desta terça-feira (15). Um dos objetivos da inspeção nas dependências internas das UTIs foi averiguar o grau de ocupação e ociosidade, bem como os requisitos mínimos para o funcionamento.

Nas duas UTIs de leitos respiratórios, a ocupação era de cerca de 45%, sendo nove leitos ocupados de 20 totais. Esses leitos atendem pacientes que apresentam todos os quadros graves de infecções respiratórias, incluindo Covid-19.

Nas duas UTIs gerais, foi verificado mais de 80% de ocupação, pois dos 20 leitos, 17 estavam ocupados. “Nosso objetivo foi avaliar a quantidade de leitos disponíveis para que possa haver maior quantidade de cirurgias eletivas que necessitam de UTI no pós-operatório. Assim, caso esteja havendo adiamentos ou cancelamentos de cirurgias, como as de embolização de aneurismas e cardíacas, que o hospital possa, então, providenciar novos leitos”, disse o Dr. Juarez Holanda.

Fonte: CRM-PI
ASCOM CRM-PI