Acompanhados de representantes do Ministério Público Estadual e do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) realizou vistorias em duas unidades de saúde ligadas à administração municipal de Teresina. O Hospital Miguel Couto – Monte Castelo, na zona sul da cidade, e a Maternidade Municipal Prof. Wall Ferraz, no bairro Dirceu. Várias irregularidades graves foram flagradas, o que está prejudicando o atendimento que deveria ser de qualidade à população, bem como colocando em risco o trabalho dos profissionais de saúde.

Pelo CRM-PI, estavam nas fiscalizações o presidente, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, a vice-presidente, Drª Mírian Palha Dias Parente, e a secretária geral, Drª Ana Cláudia Louçana. O promotor de área de saúde do Ministério Público Estadual, Dr. Eny Marcos Pontes, acompanhou toda a vistoria em ambas as unidades.

No caso do hospital do Monte Castelo, a falta de insumos compromete o trabalho dos médicos, pois faltam vários medicamentos e também soro, indispensável no tratamento de pacientes internados. Porém, as escalas médicas e equipamentos estão funcionando corretamente.

Já na Maternidade Prof. Wall Ferraz, também chamado de CIAMCA, as irregularidades verificadas foram nas escalas médicas de plantonistas, nas quais faltam obstetras e neonatologistas, além de fisioterapeutas; no centro cirúrgico, faltam enfermeiros. Quanto a equipamentos, faltam incubadoras e berços de fototerapia. A farmácia está bem abastecida.

A partir de agora, o CRM-PI fará os relatórios técnicos, a serem enviados a todas as autoridades, incluindo diretores das duas unidades, para a FMS, para o gabinete do Prefeito, para os órgãos de controle, como o MPE e para os demais conselhos de classe presentes. Com a notificação, o prazo para regularização dos itens em falta ou com problemas será de 30 dias.

ASCOM CRM-PI