CRM-PI fiscaliza a nova UTI adulto do Hospital Regional Justino Luz

Serviços de hemodiálise, tomógrafo e hemodinâmica precisam ser instalados no local

Há menos de um mês de inaugurada, a Unidade de Terepia Intensiva – UTI adulto do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), no município de Picos, a 314 km de Teresina, está funcionando a todo vapor, com equipes médicas completas, insumos e equipamentos, conforme determina o Ministério da Saúde e também resoluções do Conselho Federal de Medicina. A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, e o vice-presidente, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, passaram toda a manhã visitando e vistoriando o local e conversando com diretores e médicos da UTI, e com outros profissionais de saúde que atuam no local e ficaram satisfeitos, apesar de alguns serviços essenciais que ainda se fazem necessários para o completo funcionamento.
Inaugurada no último dia 20 de novembro pelo Governo do Estado do Piauí, entre equipamentos adquiridos e instalações físicas da UTI foram investidos mais de R$ 2 milhões. Ainda serão instaladas no hospital as UTIs infantil e neonatal, sem data para inauguração. Com ótima instalação física, a UTI adulto conta com 10 leitos, estando, no momento da fiscalização do CRM-PI, nove deles ocupados com pacientes em estado grave que, que deixaram de ser regulados para a capital Teresina, o que é muito importante para a região de Picos, onde concentra uma população de cerca de 500 mil habitantes. “A necessidade de uma UTI de alta complexidade para essa região sempre foi uma bandeira do nosso Conselho junto às autoridades estaduais. Isso permite desafogar os hospitais de Teresina, especialmente o HUT e o HGV”, destacou a Drª Mírian Palha Dias Parente.
Embora conte com escala de médicos completa, enfermeiros, fisioterapeutas e demais equipe de saúde, a UTI do HRJL ainda precisa de alguns equipamentos e serviços essenciais, conforme constatou a vistoria, entre eles serviços de hemodiálise, os quais a direção da UTI informou que serão efetivados em regime de contrato com clínica privada da cidade; faltam também serviços de hemodinâmica e tomografia, sendo que esses dois a direção informou ao CRM-PI que estão sendo providenciados.
Os diretores do CRM-PI foram recebidos pela diretora geral do hospital, Drª Patrícia Maria Santos Batista, pelo diretor técnico, Dr. Manoel Ítalo Santos Lopes, pela diretora administrativa do hospital, Milena Danda Vasconcelos Santos, e Dr. Raimundo de Carvalho Reis Neto.

Fonte: Ascom- CRM-PI
Márcia Cristina S. Rocha