CRM-PI faz vistoria na Evangelina Rosa e há melhorias, mas interdição continua

Um mês depois de imposta a Interdição Ética na maternidade D. Evangelina Rosa, no último dia 20 de novembro, o departamento de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI voltou à maternidade na tarde desta quinta-feira (20) para uma vistoria de avaliação das condições para uma nova avaliação. Diante do caos encontrado nos últimos meses, com falhas em quase todos os setores, a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, afirmou que muitas das irregularidades descritas no relatório técnico do Conselho foram sanadas. O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, apresentou um relatório ao CRM-PI, o qual consta de um recurso extra esta semana destinado ao pagamento em atrasado de funcionários e de empresas terceirizadas.

Entre os pontos positivos, estão o abastecimento da farmácia por um bom período de tempo, tanto que os profissionais de saúde não acusaram ausência de medicamentos, durante a vistoria; as incubadoras, cerca de 10, que estavam quebradas foram todas reparadas. Nas UTIs maternas, alguns leitos que estavam em desuso por falta de equipamentos, como monitores, já estão todos em bom uso. No entanto a estrutura física da maternidade ainda deixa a desejar, uma vez que na UTI neonatal, o piso que estava deteriorado foi coberto com adesivos até que haja uma reforma.

“O grande problema ainda é a estrutura predial. A obra do Centro de Materiais foi paralisada por falta de pagamento da empresa construtora e espera-se que após o recesso a mesma seja retomada, já que a maternidade recebeu um aporte de recursos nesta semana”, disse a Drª Mírian. Novas vistorias serão feitas e caso os gestores não cumprirem as determinações do CRM-PI, uma nova avaliação será feita antes do próximo dia 20 de janeiro, quando o Conselho julgará pela desinterdição ou pela ampliação do prazo de Interdição Ética.