CRM-PI faz avaliação em toda Maternidade Evangelina Rosa e decide nesta quinta pela desinterdição; várias melhorias foram feitas

A diretoria e demais conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, conforme estava previsto desde uma reunião passada na sede do Conselho pelos gestores da Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi, solicitando um tempo extra para a avaliação da Maternidade D. Evangelina Rosa, em Teresina, finalmente, na manhã desta quarta-feira (30), os conselheiros realizaram uma inspeção que irá decidir se haverá desinterdição ética ou se mantém a punição. A Interdição Ética já dura dois meses, completados no dia 21 de janeiro. A decisão sobre a desinterdição ou não será definida em reunião extraordinária do corpo de conselheiros desse CRM-PI, a partir das 19 horas desta quinta (31).

A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, informou que a vistoria, iniciada desde as 7 horas da manhã, teve vários pontos positivos, dentre as várias irregularidades apontadas em relatório técnico. A começar a Sala de Admissão foi totalmente reformada e, conforme exigência do Conselho, a mesma passa a contar com uma sala de estabilização para as pacientes que dão entrada para atendimento. A Central de Material de Esterilização foi concluída.

“Estamos verificando que houve muitos avanços desde as últimas vistorias. O pagamento de salários de terceirizados do mês de novembro foi feito e o mês de fevereiro será pago até 10 de fevereiro. Na farmácia não há falta de estoque de medicamentos e os insumos não estão regulares nas UTIs e no centro cirúrgico. O laboratório, que tinha muita falha e atraso na entrega de exames, está fazendo toda entrega em tempo hábil. A maternidade também conta com um Raio X novo com boa estrutura. Outra melhoria é a entrega da construção da Sala de Material de Esterilização e Desinfecção”, informou a Drª Mírian Parente.

Em algumas alas de enfermarias, ainda existem problemas estruturais, principalmente com relação a piso e banheiros. O CRM-PI registrou risco e sujeira oriundos das fissuras do piso, soltos em corredores, enfermarias e até na sala de procedimentos, onde os profissionais de saúde atendem aos recém-nascidos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e também na Ucinco. Problemas de infiltração e banheiros com pisos quebrados, vasos sanitários e pias velhos e danificados. O secretário de Saúde, Florentino Neto, informou que na próxima semana, a partir de terça-feira, uma empresa começa a reforma do piso e banheiros, começando pela Ala D.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e CRM-PI
raioxnovomaternidade
Sala de Raio X com equipamentos novos