Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, é um tipo de lipoproteína que transporta colesterol do fígado para as células do corpo. Níveis elevados de LDL podem se acumular nas artérias, formando placas e aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Não se pode precisar o número exato de infartos no Brasil relacionados ao colesterol alto, mas estima-se que cerca de 57% dos infartos poderiam ser evitados com o controle adequado do colesterol, aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia. No país, 360 mil pessoas morrem por ano devido às doenças cardiovasculares.
Portanto, a data de hoje é voltada à conscientização sobre os perigos do colesterol elevado e seus impactos silenciosos no organismo.
Os fatores clássicos de risco para infarto sao o tabagismo, hipertensão arterial, colesterol, diabetes, sedentarismo, estresse e depressão, obesidade abdominal e alimentação não saudável. E ainda o uso de substâncias para fins estéticos, como hormônios e anabolizantes, tem contribuído para a piora do perfil lipídico e aumento do risco cardiovascular.
A hipercolesterolemia familiar, condição hereditária que eleva o LDL desde cedo, pode resultar em infarto precoce. Por isso, recomenda-se ir ao médico e fazer exames a partir dos nove anos de idade, principalmente se houver predisposição genética na família para infartos e doenças cardiovasculares.
Cuide-se!
O CRM-PI apoia essa ideia.
Ascom CRM-PI
86 3216-6119