O Julho Amarelo é uma campanha de conscientização e fundamental para informar a população sobre os riscos das hepatites virais, seus modos de transmissão e a importância da prevenção e do tratamento precoce. O diagnóstico tardio pode levar a complicações como cirrose e câncer de fígado.
Existem cinco tipos de hepatites que acometem o indivíduo: A, B, C, D e E, causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Essas infecções atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Por isso, prevenção e vacinação em dia sao fundamentais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para as hepatites A e B, esta, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a vacina, que é administrada em três doses (0, 1 e 6 meses), e está disponível nos postos de saúde para bebês e todas as pessoas, independentemente da idade.
Cuide-se! 💛