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Conselho Regional de Medicina

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O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde. A campanha do Outubro Rosa se fortalece em parceria com outros grupos, podendo aumentar o alcance das mensagens compartilhadas? Como avaliar o impacto de uma campanha virtual?

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

A sede do CRM-PI está sendo iluminada todas as noites na cor rosa durante este mês. O CRM-PI informa que as mulheres devem procurar fazer o autoexame, como forma de saber se há algum nódulo (caroço) ou dor nas mamas, bem como procurar um médico para fazer consultas e exames periódicos, pois é constatado que o diagnótico precoce aumentam as chances de cura.

O CRM-PI apoia mais essa campanha.

ASCOM CRM-PI 
Márcia Cristina de Sousa Rocha
(86) 3216-6119

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