Na manhã desta quinta-feira (25), uma comitiva do CRM-PI esteve na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para uma reunião institucional com o deputado Gil Carlos, Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC) da Assembleia Legislativa.

A visita, solicitada pela diretoria do CRM-PI, foi gentilmente atendida pelo deputado, que também é médico. Entre as pautas levadas pelos conselheiros, visando a defesa da saúde na casa legislativa foram: a abertura de concurso público para médicos e outros profissionais de saúde no Estado, uma vez que já são quase 14 anos sem o certame; a telemedicina, pela qual o CRM-PI defende que seja feita no Piauí, mas, de forma equilibrada, ética, observando também a importância da presença física dos médicos junto aos seus pacientes e durante os procedimentos, bem como a observância de se priorizar a telemedicina com médicos inscritos no CRM-PI e funcionários do Estado.

Outro ponto discutido foi a presença das organizações sociais (OS) gerindo hospitais públicos do Estado, o que tem preocupado o Conselho, pois os profissionais da saúde ficam desprotegidos dos direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros percalços que essa forma de vínculo traz para a categoria, além dos profissionais não contribuírem com a Previdência, que faz girar a sustentabilidade do sistema previdenciário do Piauí, evitando sua estagnação e falência.

Além disso, os conselheiros levaram ao parlamentar a preocupação com aumento de escolas de medicina no Piauí. Para o CRM-PI, os pedidos de abertura de cursos, de forma desenfreada e sem a devida qualidade para a formação dos profissionais, é alarmante. O deputado prometeu levar os assuntos tratados para a CSEC, para discussão na Assembleia Legislativa e deputados federais.

Presentes pela diretoria do CRM-PI o presidente Dr. João Araújo Moura Fé, a secretária-geral, Drª Aura Brandão, o 1º secretário, Dr. Caetano Cortez Filho, e os conselheiros Dr. Arquimedes Cavalcante, Dr. Atêncio Queiroga, Dr. Alexandre-Vitor Tapety e o Dr. Marcos Moraes. Participaram ainda os advogados do CRM-PI, Dr. Ricardo Cury e André Holanda e a Comunicação.