Comissão que aprova mutirões de cirurgias eletivas no Piauí presta esclarecimentos ao CRM-PI

A comissão organizadora dos mutirões de cirurgias que ocorrem em diversos municípios do Piauí foi convidada na manhã desta quinta-feira (28), para uma reunião na sede do Conselho Regional de Medicina – CRM-PI para repassar informes de como funcionam os mutirões e ainda informar previamente ao CRM-PI datas e locais dos próximos que estão agendados, sob forma de o CRM avaliar as condições de realização dos mesmos, visando a proteção da saúde da população.

A Comissão de acompanhamento de estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos é vinculada à Superintendência de Assistência à Saúde, órgão da Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi. A comissão analisa o pedido de realização de mutirões pelas secretarias municipais de saúde e também faz a liberação dos recursos provenientes de um fundo específico para tal. Entre os esclarecimentos, a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente alertou que os locais escolhidos para realização de mutirões devem estar dentro de normas compatíveis com os procedimentos, além de que a equipe médica precisa estar completa, inclusive com dois cirurgiões, sendo o titular e o auxiliar.

O principal motivo da reunião são algumas denúncias que o Conselho vem recebendo e também outros órgãos de fiscalização sobre problemas e até complicações pós cirúrgicas em pacientes, o que resultou até mesmo em uma audiência pública nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Piauí – Alepi, para discutir o assunto. Além disso, na próxima segunda-feira (02/12), em reunião plenária do CRM-PI, o corpo de conselheiros irá analisar o texto da resolução do próprio CRM-PI que passará a normatizar os mutirões no Estado.

Participaram da reunião o coordenador da comissão dos mutirões, Dr. Alderico Tavares e os demais coordenadores da equipe, Suzana Alexandrino, assessora técnica da Superintendência, Antonio Neris Machado, Fátima Gomes e Joselma Oliveira, esta que é da Unidade de Organização da Descentralização e Organização de Hospitais. Além do corregedor do CRM-PI, Dr. Dagoberto Barros da Silveira.

Fonte: CRM-PI

ASCOM CRM-PI