Equipe da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina – CFM esteve por três dias em Teresina para fazer a validação dos roteiros do novo sistema de fiscalização – o CRVirtual, à luz das resoluções mais atuais, especialmente a Resolução nº 2153/2016, e principalmente verificar a adequação quanto à laboratório de análises clínicas (patologia clínica), laboratório de anatomia patológica e nos serviços de imagem.

Foram três dias de fiscalização e treinamentos dos funcionários do Departamento de Fiscalização do CRM-PI. A escolha dos laboratórios fiscalizados em Teresina foi aleatória e o intuito maior foi testar os itens do roteiro. Eurípedes Mendonça, da Comissão de Fiscalização do CFM, afirmou que as fiscalizações não tiveram cunho punitivo, mas para verificar se o roteiro do sistema está adequado à realidade do Estado, por isso o CFM está realizando esse trabalho em todos os estados da Federação, para buscar as adequações por região.

O treinamento foi tanto para verificar a adequação do roteiro, especificamente em laboratórios acima mencionados, quanto treinar a equipe, para que possa o CRM-PI realizar as fiscalizações conhecendo o sistema. A equipe do CFM, além do Dr. Eurípedes Mendonça, teve ainda um médico fiscal do CFM, Dr. João Martins Neto, e dois funcionários.

fiscalizao cfm e treinamento1fiscalizao cfm e treinamento3