Carreira médica e saúde pública no Brasil é tema do último dia de encontro dos Conselhos de Medicina, em Porto Alegre

O foco das discussões do último dia (15) do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2017 (II ENCM 2017), que foi encerrado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul foi “A saúde pública no Brasil”. Além da conferência principal sobre o tema, com exposição do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, também falaram sobre o assunto a senadora Ana Amélia (PP-RS) e os deputado Hiran Gonçalves (PP-RR). O evento teve a presença da presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, e do conselheiro federal do Piauí, Dr. Leonardo Sérvio Luz. Um tema muito importante foi discutido, voltando à pauta dos conselheiros regionais e do CFM, que é a necessidade latente de criação da carreira médica de Estado, como forma de fortalecimento da profissão. Foi solicitado aos parlamentares presentes o engajamento a nível de Congresso Nacional, já que para ocorrer, o projeto de lei da carreira médica, que já existe, precisa de aprovação no Congresso.
Outra atividade prevista na programação foi a apresentação sobre a atuação da Comissão de Assuntos Políticos no Congresso Nacional. A comissão faz acompanhamento regular de Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente junto aos seus relatores em ambas as casas do parlamento brasileiro.

Fonte:CRM-PI e CFM

encontro porto alegre 15.09 2