O Março Lilás é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical. Essa campanha foi criada com o intuito de orientar a população a respeito dessa doença, trazendo informações relevantes, desmitificando a doença e orientando sobre a importância dos exames periódicos. Por isso, as consultas regulares ao médico são importantes, para avaliação preventiva.
O câncer de colo de útero é um dos tipos de câncer que mais afetam e matam mulheres no Brasil. Assim, busca-se promover essa conscientização via setores público e privado, visando ao autocuidado a fim de garantir diagnósticos precoces e permitir que a mortalidade da doença seja reduzida.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as ações de controle do câncer do colo do útero devem ser monitoradas e avaliadas, de forma contínua, a fim de se identificar os avanços e também as dificuldades e limites a serem superados na organização da linha de cuidado dessa neoplasia.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2022).
Na análise regional, o câncer do colo do útero é o segundo mais incidente nas Regiões Norte (20,48/100 mil) e Nordeste (17,59/100 mil) e o terceiro na Centro-Oeste (16,66/100 mil). Já na RegiãoRegião Sul (14,55/100
mil) ocupa a quarta posição e, na RegiãoRegião Sudeste (12,93/100 mil), a quinta posição (INCA, 2022).
Fonte: INCA
CRM-PI