A Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí reforça a campanha do Conselho Federal de Medicina para que os médicos possam informar se possuem algum tipo de deficiência. O objetivo é saber por estado e no país inteiro o número de médicos e onde estão esses profissionais. As informações estão sendo solicitadas por egressos que se inscreveram nos CRMs desde julho. Para quem já está inscrito e quer incluir informação sobre se possui deficiência, o sistema foi disponibilizado desde setembro do ano passado.
De acordo com o último censo do IBGE (2010), 47,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, sendo 6,7% com curso superior. Artigos científicos citam presença de algum tipo de deficiência em 2,6%dos médicos e em 0,25% dos estudantes de medicina. Calcula-se que o Brasil deva ter hoje mais de 10 mil médicos e estudantes com algum tipo de deficiência.
Com base nos levantamentos obtidos, o CFM com o apoio dos CRMs poderá propor políticas públicas e ter uma fiscalização mais dirigida a estes profissionais em seus postos de trabalho.
Desde que a ferramenta foi incluída nos sistemas dos CRMs, 815 médicos se inscreveram, sendo 6 com alguma deficiência. Esse dado é solicitado quando o profissional preenche o Pré-Médico, questionário disponível nos portais dos conselhos regionais Em caso de dúvida, os interessados podem encaminhar email para cfm@portalmedico.org.br.
Mais informações: (86) 3216-6100 – CRM-PI

campanhadeficientesbahia