O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí realizou mais uma fiscalização na sexta-feira (29/12) em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Teresina, devido à suspensão dos serviços de radiologia e tomografia que deixaram de ser realizados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além da falta de insumos básicos e medicamentos. Foi uma semana de final de ano conturbada devido a esse problema, fora outros detectados pela fiscalização nas UPAs do Renascença e Satélite.

Os Conselheiros do CRM-PI constataram desabastecimento de medicamentos nas UPAs dos bairros Satélite e Renascença, no CIAMCA e no HUT. Na vistoria desta sexta-feira, o CRM-PI verificou que os principais problemas foram sanados.

O Conselho continuará monitorando a situação, na tentativa de garantir que os mesmos problemas não voltem a acontecer, entre eles a falta de medicamentos essenciais que estavam em falta no HUT e que os equipamentos de raio-x, ultrassom e de tomografia não deixem de funcionar por falta de pagamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS, junto a fornecedores.

No HUT, o presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo Moura Fé, e alguns Conselheiros estiveram todos os dias desta semana monitorando e cobrando solução para os problemas; em uma das vistorias, a OAB-PI esteve presente, por meio da Comissão de Direito à Saúde.

O CRM-PI informa que, felizmente, antibióticos essenciais para uso nas UTIs do HUT foram abastecidos na farmácia, entre eles o metronidazol e o meropenem; a radiologia digital e a tomografia computadorizara também estavam funcionando.

Depois de seis fiscalizações realizadas desde o último dia 22 de dezembro e a última hoje (29), o CRM-PI concluiu o relatório técnico, o qual foi encaminhado para o Ministério Público Estadual e para os diretores (geral e técnico) do HUT. Espera-se que essas irregularidades não mais se repitam, para que a população possa ter um atendimento de qualidade.

CRM-PI

Sigam-nos também no Instagram e Faceboook