4º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem debate temas relevantes em Teresina

Com a presença de mais de 200 jovens médicos e estudantes de medicina, começou na manhã desta quarta-feira (8) o 4º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, evento realizado pelo Conselho Federal de Medicina, e por ser realizado na capital do Piauí, Teresina, tem o apoio do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI. O evento segue até o início da tarde desta quinta-feira (09), no Metropolitan Hotel.

Na mesa de honra de abertura do evento, presentes o presidente do CFM, Dr Carlos Vital Tavares C. Lima, o coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, José Hiran da Silva Gallo, o conselheiro federal do Piauí, Leonardo Sérvio Luz, a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, o vice-presidente Região Nordeste da Associação Médica Brasileira, Mauro César Viana de Oliveira e a presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes, Pauline Elias Josende.

Na primeira mesa redonda do evento, o tema foi ‘O médico como paciente’; em seguida, o tema ‘Saúde mental do médico – experiências de prevenção no mundo’. Outro tema abordado na mesa foi ‘A importância do autocuidado em saúde mental’ e por fim, ‘Suicídio entre médicos e estudantes de Medicina’. O conselheiro federal do Piauí, psiquiatra Leonardo Sérvio Luz, trouxe vários dados sobre a saúde mental do médico, como o excesso da carga horária de trabalho, o uso excessivo de uso de celular, suicídio e abordou vários exemplos de programas e políticas públicas utilizadas para a qualidade de vida.

A mesa de honra seguinte: tem como temas ‘O médico e o mercado de trabalho’, ‘Mercado de trabalho: cenário atual e perspectivas’, ‘Realização profissional’, ‘Mestrado Profissional’. A mesa de honra final da manhã foi ‘O médico e as tecnologias’, ‘Novas tecnologias e seus impactos na Medicina’, ‘Tecnologia com foco no resultado para o paciente’.

Na parte da tarde, o tema central será Design Thinking e distribuição dos grupos em salas para discussão dos temas: O médico como paciente, O médico como empreendedor e O Médico e as tecnologias. Os conselheiros e diretores do CRM-PI também estão participando do evento e ampliando seus conhecimentos para ajudarem no desenrolar de suas atividades no Conselho, entre eles, além da presidente, a Drª Mírian Parente, o vice-presidente, Ricardo Paranaguá, a conselheira federal suplente do Piauí, Drª Lia Cruz Damásio, o corregedor Dagoberto Barros da Silveira, Gerardo Vasconcelos Mesquita, Gisleno Feitosa, Lúcia do Rego Medeiros, Elmarene Atayde e Ana Claudia Louçana Ferreira.

Nesta quinta-feira (09), os temas centrais serão na primeira mesa redonda: o médico em início de carreira, proposta de carreira médica de estado no Brasil, a realidade da Residência Médica no Brasil, o médico como formulador de políticas em escala mundial. Na segunda mesa redonda, os temas abordados serão Carreira Médica, produtividade e liderança, gerenciamento de carreira, planejamento de vida e encerramento por volta de 12h30.

4forummedicojov1

4forummedicojov