Conselheiros e assessores jurídicos do CRM-PI no evento

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza o X Congresso Brasileiro de Direito Médico. A programação abrange diversos temas, incluindo aspectos trabalhistas e tributários relacionados à prática médica, bem como as implicações éticas e os impactos na saúde pública decorrentes de uma possível descriminalização das drogas. O evento acontece presencialmente em Brasília (DF), exclusivamente para os participantes que realizaram inscrição antecipada. Confira abaixo programação completa do evento.

A programação abrange diversos temas, incluindo aspectos trabalhistas e tributários relacionados à prática médica, bem como as implicações éticas e os impactos na saúde pública decorrentes de uma possível descriminalização das drogas. Representando o CRM-PI, a conselheira Federal e Regional, Dra. Yáscara Lages; o conselheiro Corregedor, Dr. Ricardo Paranaguá; o conselheiro João Luiz Ribeiro; e os assessores jurídicos, Dr. Ricardo Cury e Dr. André Holanda. A participação em eventos desta natureza propicia a ampliação e atualização dos conhecimentos, a fim de oferecer uma atuação pautada, cada vez mais, na legalidade e na ética médica.

DATA: 29 de novembro de 2023
HORÁRIO: 8h às 17h20
LOCAL: Conselho Federal de Medicina – Brasília(DF)

Anote o novo endereço do CFM: SGAS 616, Conjunto D, Lote 115, L2 Sul, Brasília/DF – CEP: 70200-760 – CNPJ: 33.583.550/0001-30

Veja a localização no Google Maps: https://maps.app.goo.gl/y2Deu8Y6Yz7YmoBbA

8h – Credenciamento

8h45-  Abertura:

Dr. José Hiran Gallo – Presidente do CFM

9h – Conferência de abertura

Tema: O Futuro da regulamentação da Inteligência Artificial e seus impactos na medicina

Conferencista: Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante – 1º Vice- Presidente do CFM

9h40 – Palestra

Tema: Responsabilidade Civil Médica: efeitos e defeitos resultantes da pandemia.

Palestrante: Dr. Diaulas Costa Ribeiro – Desembargador do TJDFT e Professor Titular do IDP

10h00- Painel I: Aspectos Trabalhistas e Tributários da Atividade Médica

Moderadora: Dra. Maria Teresa Renó Gonçalves – Conselheira Federal de Medicina e Coordenadora da Comissão de Direito Médico do CFM

10h00 – Repercussões da nova Reforma Tributária para os Serviços de Saúde

Painelista: Dr. Rafael Vasconcellos Pereira – Procurador da Fazenda Nacional

10h20 – A Pejotização da Prestação de Serviço Médico na Visão do Supremo Tribunal Federal

Painelista: Dr. Carlos Henrique Bezerra Leite – Desembargador Aposentado do TRT-ES

10h40 – O Médico como Servidor Público e a Lei de Improbidade Administrativa

Painelista: Dra. Sandra Krieger Gonçalves – Advogada e membro da Comissão de Direito Médico do CFM

11h00 – DEBATES

Debatedoras:

– Dra. Ana Carolina Daher Costa – Membro da Comissão de Direito Médico do CFM

– Dra. Sandra Frota Albuquerque Dino de Castro e Costa – Membro da Comissão de Direito Médico do CFM

11h40 – Avaliação dos Banners (Comissão Avaliadora)

12h – Intervalo

14h – Painel II: Descriminalização das Drogas: Aspectos Éticos e as consequências para Saúde Pública

Moderador: Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante – 1º Vice- Presidente do CFM

14h – Autonomia Individual x Coletiva do uso de drogas

Painelista: Dr. Henderson Fürst – Membro da Comissão de Direito Médico do CFM

14h20 –  Consequências médicas (psiquiátricas) do uso de drogas

Painelista: Dra. Maria Dilma Teodoro – Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília

14h40 –  Consequências jurídicas

Painelista: Dr. Eduardo Teixeira – Professor de direito penal e processo penal na Escola Superior da Advocacia do Distrito Federal

15h – Efetivação de Políticas Públicas

Painelista: Dr. Aragonê Fernandes – Juiz de Direito do TJDFT.

15h20 – DEBATES

Debatedores:

– Dr. Luiz Henrique Prescendo – Membro da Comissão de Direito Médico do CFM

– Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti – 3º Vice-Presidente do CFM

16h20 – Premiação dos vencedores dos concursos de artigos e banners

17h – Encerramento:

Dr. José Hiran Gallo – Presidente do CFM

Dra. Maria Teresa Renó Gonçalves – Conselheira Federal e Coordenadora da Comissão de Direito Médico do CFM