Cerca de 20 medicamentos essenciais à população têm estado constantemente em falta em Teresina e em outros municípios do Piauí. Esse desabastecimento tem sido uma preocupação para os conselheiros e diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI.

O Conselho, vem, inclusive, buscando ampliar fiscalizações na rede de atenção básica tanto de Teresina, como do interior e também na rede hospitalar do Estado e o que se verifica, de fato, é a falta de alguns medicamentos, alguns básicos, para a população que não pode deixar de tomar essas medicações.

O presidente do CRM-PI, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, participou de audiência pública realizada na última sexta-feira (19), na sede do Ministério Público Estadual, realizada pelas 12ª e a 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, presidida pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – CAODS/MPPI, que é coordenado pela promotora de Justiça Karla Carvalho.

Na oportunidade, foi cobrado das autoridades estaduais e municipais explicações e soluções sobre as constantes denúncias relacionadas à falta de fármacos e insumos básicos em unidades de saúde. Porém, nem o Secretário Estadual de Saúde e nem o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) compareceram à audiência.

ASCOM CRM-PI