Nesta semana (18.01), aconteceu a 19ª Reunião do Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde, na sede do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI. Várias instituições são membros efetivos do Fórum, que é presidido pelo CRM-PI. Na reunião foi apresentado pela Drª Auduína Leitão, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina – FMS, o modelo da nova Central de Regulação do município de Teresina e em seguida feita a apresentação pelo Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o qual apresentou com gráficos e números o funcionamento atual do HUT. Em seguida foi aberto o microfone para discussões e depois debates. Participaram da reunião membros do poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, representantes dos hospitais HUT, HGV, do CRM-PI, conselheiro federal do Piauí no CFM, membros da Sesapi, da FMS, Fundação Hospitalar e da Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí – SOTIPI.
Uma das decisões mais importantes tiradas da reunião é que a partir de agora os exames que são feitos no HUT serão tiradas cópias para os pacientes que forem transferidos para outro serviço de saúde, de forma que possa dar continuidade no tratamento, facilitando para a outra instituição que receberá aquele paciente um andamento rápido do que já foi feito no tratamento, sem a necessidade de repetir exames. “Essa é uma decisão importante, que foi decidida no Fórum, com redução dos custos tanto para o serviço de saúde de cada instituição, ganho para o paciente, como para o SUS de maneira geral”, destacou a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, que presidiu a reunião ao lado do conselheiro, médico Emmanuel Fontes.
Outro aspecto abordado na reunião foi a redução da judicialização da saúde em Teresina, também uma conquista do Fórum, uma vez que somente o HUT recebia em média cinco a seis mandados judiciais por dia, o que vinha tornando o setor de urgência e emergência um caos e um problema enfrentado pela categoria médica, que vinha sofrendo com o clima de temor constante, tendo o médico que responder por uma demanda que não lhe cabe, que é a resolução de vagas em leitos de UTI. A partir de um consenso firmado entras várias instituições que compõem o Fórum, entre eles, nesse caso, o Poder Judiciário, por meio do Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual e OAB, em 2016 foi firmado um termo de ajuste de conduta pelo TJ-PI e a grande vitória é que já são quase seis meses sem o HUT receber nenhum mandado judicial.
Outro assunto firmado entre as instituições presentes à reunião é que o HUT deverá trabalhar para melhorar o atendimento na parte de Clínica Médica, que será convocada uma reunião do Fórum com representantes de hospitais regionais do Estado e um dos assuntos a serem tratados é que o HUT se responsabilizará em receber médicos de outros municípios que queiram realizar capacitação em urgência e emergência, sob a responsabilidade da Sesapi.
O HUT realiza os seguintes exames: tomografia, raio-x, ultrassonografia, ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiograma e 54 tipos de exames laboratoriais que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia,
marcadores cardíacos e gasometrias. Entre as especialidades disponíveis no HUT estão: Clínica Médica, Pneumologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Hematologia, Neurologia (plantonista), Cardiovascular Intervencionista, Nefrologia Clínica (segmento após diálise de urgência) e Oncologia.
No ano passado, 34.301 pacientes deram entrada no HUT vítimas de algum tipo de trauma, sendo essa a maior causa de todos os tipos de procedimentos realizados. Desses, 25.691 foram pacientes oriundos da capital Teresina e 8.610 de pacientes oriundos de outros municípios. Os demais motivos de entrada de pacientes no HUT em 2016 foram: mal súbito/mal estar, este sendo o segundo maior motivo de entrada, com um total de 9.655 vítimas, o terceiro motivo de entrada foi dor abdominal/pélvica, com um total de 5.444 atendimentos; em seguida veio dor membros inferiores, dor no olho, dor membros superiores, cefaleia/enxaqueca, dor lombar/dorso/costas, dor no peito/tórax, dor no ouvido, cansaço, hemorragia/sangramento, complicações cirúrgicas, febre, vômito, desmaio (síncope), dor de urina, crise hipertensiva, troca de sonda, dor de dente, diarreia, coceira/prurido, diabetes.

Ascom CRM-PI

19reuniaoforum119reuniaoforum2