No próximo dia 7 de junho, uma caravana do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) estará no município de Floriano, ao sul do Estado, para uma série de atividades voltadas para os médicos e para a população em geral. Haverá curso de atualização médica, ouvidoria e prestação de serviços do CRM-PI. Médicos de Floriano e de outros municípios próximos estão convidados a participar.

Por meio do Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PI, será oferecido gratuitamente aos médicos inscritos no Regional o curso “Manejo de via aérea: Do básico ao avançado”, que acontecerá no auditório da Unimed, pela manhã, de 9h às 12h, com a parte teórica, e de 14h às 17h, com as estações práticas. Os médicos que concluírem o aperfeiçoamento receberão certificado. No mesmo auditório, a partir das 18 horas, haverá uma reunião de ouvidoria com a presença de conselheiros do CRM-PI, os quais querem ouvir as principais demandas e sugestões dos colegas médicos.

Ainda no auditório da Unimed, nos mesmos horários do curso, o CRM-PI terá um espaço reservado aos médicos que quiserem obter informações técnicas e jurídicas, fazer emissão de RQE gratuito e de boletos, e atualização do registro profissional.

Uma outra ação, em parceria com instituições, é o CRM na Praça, que acontecerá de 8h às 12 horas, e de 14 às 17 horas, na Praça da Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade. Na programação, vários serviços gratuitos serão oferecidos à população, que são: aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação de saúde bucal (entrega de kit bucal e aplicação de flúor) e cortes de cabelo, em parceria com o Senac; atendimento de ações cíveis, entre eles divórcio, guarda de alimentos e reconhecimento de paternidade, numa parceria com a Defensoria Pública do Piauí.

O CRM na Praça também levará o serviço de emissão da carteira de identidade nacional gratuita, em parceria com o Instituto de Identificação, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os interessados devem levar os documentos oficiais com foto, comprovante de residência e o registro de nascimento atualizado, devendo informar o tipo sanguíneo e outras informações importantes, como informar o número da carteira do SUS e se deseja informar ser doador de órgãos.

Para o presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo Moura Fé, o CRM Itinerante objetiva fazer uma extensão das ações e se aproximar mais dos médicos, de forma acolhedora. “Nós queremos estar mais perto dos médicos nos municípios, não apenas quando precisamos realizar fiscalizações, mas também para buscar apoiar nas suas principais necessidades, dentro do que é possível para o Conselho, seja com orientações técnicas, visando a busca por melhorias das condições de trabalho, que possam resultar em mais valorização e dignidade médicas”, frisou.

Por ASCOM CRM-PI