Médicos intensivistas pedem socorro aos gestores e à sociedade para que cumpram medidas restritivas propostas pelo CRM-PI e outras entidades

A Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí – SOTIPI enviou neste sábado (20/03) um ofício ao secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, e ao Comitê de Operações Especiais (COE), órgão criado pela Sesapi para o controle da pandemia de Covid-19. O ofício é alarmante e afirma que “a demanda por leitos de UTI para pacientes graves, tanto da rede pública como privada, chegou a níveis impossíveis de serem atendidas”. Além da falta de leitos que chega a 100% em vários municípios e também na capital Teresina, médicos intensivistas e demais profissionais da linha de frente ainda têm que trabalhar com a escassez de equipamentos, profissionais e de insumos.

O documento cita como uma das medidas para se evitar mortes em vão no Estado a recomendação aos gestores e à sociedade, publicada no último dia 12 de março, em nota de alerta conjunta pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, Coren-PI, Crefito-14 e OAB-PI, na qual estas entidades pedem medidas mais restritivas de circulação das pessoas no Piauí por 14 dias, além de uso de máscara e higiene das mãos, visando a diminuição da transmissão do novo coronavírus, a fim de preservar a vida de todos e reduzir a dramática pressão por atendimento hospitalar, principalmente em UTI. A Nota de Alerta conjunta do CRM-PI e demais entidades foi, posteriormente, reiterada pelas seguintes entidades de classe que manifestaram também apoio às medidas: Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região – Piauí (CRP 21ª – PI), Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), Conselho Regional de Biomedicina – 2ª Região (CRBM – 2ª Região), Conselho Regional de Fonoaudiologia – 8ª Região (CREFONO 8) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI).

O documento da SOTIPI alerta para que pacientes tenham chance de sobreviver, portanto, é necessário sair da situação de colapso em que a saúde se encontra. O índice de transmissibilidade precisa ser controlado de forma enérgica e imediata evitando mortes desnecessárias. Segundo o documento, assinado pelo presidente e vice-presidente da SOTIPI, Dr. Itapuan Damásio de Sousa e Dr. Igor Denizarde Bacelar Marques, respectivamente, já há relatos de hospitais com falta de analgésicos e sedativos e com o risco real de faltar outros insumos essenciais, tais como Oxigênio. São medicamentos essenciais para tratar e intubar pacientes com insuficiência respiratória e outras complicações decorrentes da Covid.

A entidade de médicos intensivistas afirma que da forma como está não é possível curar ou cuidar e nem mesmo aliviar o sofrimento de quem precisa. “Os pacientes graves com COVID 19 são um verdadeiro compêndio de Medicina Intensiva, apresentando disfunções orgânicas múltiplas de forma simultânea e exigindo cuidados especializados. A mortalidade destes casos em leitos emergenciais é estarrecedora e chega a 80%”. A entidade alerta que somente o acréscimo de leitos, equipamentos e de insumos não serão capazes de resolver o problema e evitar mortes, se não houver a contratação de equipes capacitadas para o atendimento desses pacientes graves.

“Infelizmente, não temos mais profissionais e não temos como formar intensivistas de forma emergencial. Também não podemos esperar vacinação eficaz em pouco tempo. Nós, profissionais de saúde, estamos fazendo a nossa parte. Colocamos a própria vida em risco de forma diuturna e incansável, mas isso não basta! Precisamos que a população tenha consciência, responsabilidade e que os gestores públicos tenham a coragem necessária para as ações emergenciais essenciais para o controle da crise sanitária instalada em nosso estado. O momento exige Responsabilidade, Coragem e Ação!! E é isto que clamamos a todos! Que todos possam fazer a sua parte”, finaliza o documento.

Para o CRM-PI, é de extrema preocupação o aumento da mortandade no Piauí nos últimos dias, acompanhada de um elevado aumento de número de casos positivados para o vírus pandêmico. Assim, o CRM-PI, mais uma vez, pede que os gestores municipais e estaduais de saúde reforcem o efetivo de médicos e demais profissionais para o combate à Covid-19, bem como mantenham o estoque de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes graves, insumos, bem como a necessidade de restringir ainda mais a circulação de pessoas. Para a presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, o principal neste momento é evitar mais colapso no Estado, ao ponto de pessoas morrerem sem direito ao atendimento especializado em leito hospitalar. Além disso, o CRM-PI informa que está vigilante quanto à denúncias de médicos e outros profissionais que estão sendo removidos de instituições de saúde para atuar na linha de frente contra a Covid-19, sem nenhuma capacitação.